Como são COLOCADOS os Implantes?

 Através de uma pequena cirurgia pode-se colocar um ou vários implantes, mas não é um processo complicado.  Com as atuais técnicas, mais desenvolvidas, um procedimento comum, sem imprevistos, pode durar apenas meia hora nos casos mais simples. A cirurgia é realizada no próprio consultório do dentista com anestesia local e o paciente não sente dores.  

Em alguns casos, através de exames muito precisos, podemos até fazer colocação de implantes sem cortar a gengiva. Nesses casos, não faz-se pontos e a cicatrização é muito mais rápida e indolor.

 PROCEDIMENTO CIRÚRGICO BÁSICO

1o passo - O procedimento consiste em uma pequena incisão na gengiva, com a finalidade de expor o leito ósseo. O dentista precisa ter bom acesso à região para instalar o implante corretamente.

2o passo - Em seguida se utilizam pequenas brocas que realizam a perfuração do osso. O processo é realizado de forma a expandir progressivamente a cavidade para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo especialista. Esse procedimento é indolor.

3o passo - O implante é inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção ou um cicatrizador gegival.

4o passo - Realiza-se uma sutura da região operada.

 

No tratamento clássico com implantes, ele é fixado cirurgicamente no osso, depois a gengiva é suturada e o local fica em repouso por três meses. O parafuso do implante fica no interior do tecido ósseo, no processo de osseointegração, protegido das forças mastigatórias e de resíduos alimentares. Depois do período de espera, um pequeno corte é feito na gengiva e o implante recebe o cicatrizador. A tampa do implante pode permanecer exposta na boca durante a cicatrização do mesmo.

Em seguida, o cicatrizador é retirado sem anestesia e um pilar metálico é adaptado para receber a prótese. Durante o período de repouso o paciente pode utilizar uma prótese provisória para as atividades do dia-a-dia. Isso também ajuda a evitar a reabsorção óssea, que exige o uso de enxertos ósseos no futuro.

Em alguns casos selecionados o implante pode ser inserido sem cortes, por meio de uma pequena abertura circular feita na gengiva. Isto favorece muito a cicatrização da região.

A cirurgia deve ser feita por um dentista especializado em Implantodontia, que possui experiência e conhecimento na área para determinar o melhor tratamento para cada paciente. Para ter um bom pós-operatório, as pessoas que passarem por esse procedimento devem seguir as orientações médicas e tratar da higiene bucal.

 

Consulte-nos

 

Dr. Rubens Frai Martins© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode