O que é a dita "rejeição" dos implantes?

 

Muitos pacientes perguntam se pode ocorrer a rejeiçao de um implante. A perda de um implante significa que ele não se integrou ao osso corretamente, ou que a integração foi perdida depois de algum tempo.

A integração ao osso é dada pela íntima junção microscópica do osso ao implante. 

O implante odontológico é feito de titânio que é um metal que não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica. A rejeição propriamente dita é quando o sistema imunológico da pessoa identifica um corpo estranho e tenta destruí-lo ou removê-lo do corpo para defender a integridade do indivíduo.

Na verdade um implante pode sim ser perdido porém por mecanismos diferentes que podem ocorrer isolados ou em conjunto. Podemos citar de forma sucinta alguns fatores como: sobrecarga de força sobre o implante, infecção ao redor do implante, fixação insatisfatória do implante no momento da instalação, técnica cirurgica inadequada, qualidade dos implantes, higiene do campo cirúrgico.

O sucesso da técnica é devido a um bom conjunto de fatores e estas características do titânio sem dúvida são positivas, mas por si não garantiriam o sucesso do procedimento. O sucesso depende, em suma, do planejamento da técnica cirúrgica, um profissional competente e bem treinado na técnica pode alcançar excelentes resultados.

 

Dr. Rubens Frai Martins© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode